segunda-feira, 16 de março de 2015

# AULA 1 - INTRODUTÓRIA #


  Entrei na sala às 13:25 e acomodei-me na terceira carteira da terceira fila próxima à porta. Logo, a primeira aula de LPT (Leitura e Produção de Texto) começou, lecionada pela Profa. Dra. Andréa da Silva Pereira.

  Ela apresentou à turma algumas áreas da Linguagem que serão estudadas ao longo do nosso curso e mostrou a importância da mesma para a comunicação e a interação em uma sociedade. Falou-nos também sobre os diferentes tipos de letramentos e mostrou que existem vários meios de se alcançar e de abraçar a cultura/arte além da tradicional estudo dos clássicos da Literatura impostos pela escola que de certa forma nos limita, pois é mostrada como se fosse a única porta de entrada para o amplo mundo das artes.

  Também foi dito que a Linguagem age para construir uma identidade, a partir da qual as pessoas ao nosso redor nos percebem de distintas maneiras, na chamada “ação e reação”. Toda essa interação converge para dois contextos: o social, amplo e com pensamento ligado à coletividade, e o individual, que como o próprio nome diz, realça o pensamento pessoal. E entre os assuntos abordados, foi recomendado a leitura do livro O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, um romancista contemporâneo.

                                               

  Depois, houve um breve intervalo. E quando meus colegas e eu retornamos à sala de aula, a professora explicou como seriam divididas as notas e como deveriam ser feitos os trabalhos, inclusive este daqui, que consiste em criar um blog individual no qual deve ser postado, semanalmente, uma espécie de “diário de bordo” de cada aula de LPT.

  Minha primeira impressão sobre a aula dessa segunda(16) foi boa. Acredito que a disciplina será muito promissora para meu aprendizado dentro do curso de Letras e até mesmo para a vida e que quebrará falsas crenças em relação à linguagem e sobre como ela pode ser concebida e/ou estudada.


16 de março de 2015


Maceió-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário