segunda-feira, 23 de março de 2015

# AULA 2 – NOVOS LETRAMENTOS - AULA VIRTUAL #



  A aula do dia 23 de março de 2015 foi virtual. Através de um blog criado especialmente com finalidade acadêmica para esta disciplina, a professora nos enviou os materiais necessários (texto base, texto de apoio e questões) para a realização da referida aula, sobre o tema “A Pedagogia dos Multiletramentos/Novos Letramentos”.
  
 O texto base, intitulado A Teoria dos Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e os Multiletramentos, expôs a definição de Multiletramentos, sua associação com a diversidade cultural e as consequências positivas desse pluralismo. A expressão Multiletramento, para mim, era desconhecida, não a palavra em si, mas sua significação e sua importância. Foi somente a partir da leitura do texto que pude compreendê-la de fato.

  
 Antes de ler o texto base, preferi ver o texto de apoio, que se consistia em dicas de como entender um texto. E desta forma, apliquei essas dicas à leitura do texto de base. E sim, acredito que elas tenham contribuído para a absorção das principais ideias discutidas no texto proposto. Só então, li as questões e as resolvi.

  Uma das coisas que gosto em uma aula virtual é justamente a flexibilidade no roteiro. Quer dizer, em uma aula comum em sala, o aluno necessariamente segue a ordem do programa da aula que lhe é passado naquele momento, enquanto que na aula virtual, este mesmo aluno desfruta do programa e do que lhe é cobrado, mas pode escolher a ordem de prioridade do que fará. Ou seja, constrói seu próprio roteiro de aula. Assim como eu li primeiro o texto de apoio, o texto base e as questões, respectivamente, outros colegas podem ter mudado a essa ordem de leitura.

  E, ao contrário do que muitos possam pensar, eu acredito que a aula virtual é tão bem assistida, se não mais ainda, quanto a aula convencional, pois também dispõe de professor/a (on-line), graças à tecnologia e à interatividade. Dessa forma, se alguma dúvida surgir, pode ser igualmente solucionada através de e-mail, por exemplo. 

    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário